Páginas

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

As casas do futuro, por Jacque Fresco




Sou fanática por documentários..e o último que eu vi foi "Future by Design", sobre o futurista, engenheiro social e designer industrial Jacque Fresco.

Criador do Projeto Venus, Fresco estuda como resedenhar totalmente a sociedade e a cultura, de forma a resolver os seus problemas através da aplicação do método científico. Imagine uma sociedade onde todas as decisões em prol do bem-estar dos moradores de uma cidade seriam tomadas por supercomputadores?

Um pouco utópico para maioria de nós, não é?

Mas o que realmente me cativou foram os desenhos e idéias de Jacque para as cidades e casas do futuro!






Prédios de apartamentos que "se constroem" por conta própria, cidades inteiras submersas no oceano, casas ovais integradas à natureza e paredes inteiras que iluminam, o que não falta na obra de Jacque é criatividade!

Esse protótipo de cidade do futuro teria no seu centro diversos computadores responsáveis pela tomada de decisões com base nas necessidades da população. Ao redor estariam os departamentos de agricultura, economia, etc., e no perímetro externo seriam as áreas residenciais, na forma de casas e apartamentos. Me lembrou Brasília um pouco!

As unidades residenciais seriam completamente cercadas por árvores e lagoas, de forma que de uma casa você não conseguisse enxergar as demais.


O documentário é uma fonte fantástica de inspiração pra todos que se interessam por design, arquitetura, engenharia, sustentabilidade, ou simplesmente pra quem tem curiosidade sobre qual será a "cara" do futuro. Recomendo!

Para ler mais sobre este pensador do futuro, visite o site do Projeto Venus.

Para baixar o torrent do filme, aqui.

3 comentários:

  1. eu acho fascinante qual quer idéia do futuro.
    nova York e 'igual' a cidade que você disse parecer com Brasília nova York tem todas as rua reta e avenidas gigantescas belo trabalho...

    ResponderExcluir
  2. ZEITGEIST MOVEMENT - Projeto Vênus

    É ótimo. E os demais também.

    ResponderExcluir
  3. LIVIA,
    Temos um projeto brasileiro, o PROJETO JAGUARA, em reserva ambiental urbana, de 120 alqueires, para 4 mil unidades habitacionais, inteiramente concebido para ser financiado pela CAIXA, executado pelo Programa Minha Casa Minha Vida, e já se encontra anunciado no Ministerio Público do Meio Ambiente, Região Baixada Santista, para ser acompanhado em toda a sua certificacão.
    Busque habitatbrasilorg.blogspot.com.
    Cynthia Esquivel
    Arquiteta, Urbanista, Ambientalista.
    Um abraco.

    ResponderExcluir