Páginas

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Guia de Lençóis


Pra quem está comprando enxoval, a escolha do jogo de cama pode ser bastante complicada..São tantos adjetivos: algodão egípcio, fios, seda, que as vezes podemos ficar confusas e acabar pagando muito caro pelo produto errado, né?  Pra ajudá-los, montei esse pequeno Guia de Lençóis pra você ter à mão na hora de ir às lojas. Ah, é bom que seja dito que esse guia foi elaborado por uma leiga (oi, sou eu!), portanto, está sujeito a erros, e também, né, usei o Google.


Então vamos lá!


1. Fios 
O primeiro fator a considerar na hora de escolher o seu jogo de cama é a qualidade, que é medida por fios. Quanto mais fios por polegada, mais macio e sedoso é o lençol. Também, quanto mais fios, mais caro o produto, óbvio!


Vou resumir na seguinte tabelinha (lembrando que é a minha opinião apenas, ok?)


180 fios - os mais simples que podem ser encontrados à venda.
200 fios - mínimo para o conforto
200 a 220 fios - muito bom
230 a 300 fios - produto excelente, com toque extremamente macio e especial.
400 fios - meu preferido, dá uma sensação de "geladinho". Bom custo/benefício
400 a 600 fios - artigo de luxo nas lojas brasileiras, artigo comum nas lojas do exterior
+ de 600 fios - Têm uma textura acetinada e nobre, e proporcionam uma experiência inigualável de sono. Agora, não vale a pena comprar no Brasil - se quiser dormir nesses, vá pra Miami, já!


2. Tamanho 
Essa etapa é muito importante: o tamanho do lençol está relacionado às medidas da largura cama. Portanto antes de ir à loja, meça seu colchão! É muito comum acontecer de você achar que sua cama é queen, mas ela ser casão padrão, ou vice-versa. Da mesma forma, ao escolher o jogo de cama, verifique se o que eles chamam de "Queen" corresponde ao tamanho da sua cama. Não confie na nomenclatura dada pela marca do lençol.. os tamanhos Casal, Queen e King variam muito de país pra país. Ah, e por último, meça a espessura do seu colchão. Na embalagem do lençol vai constar também essa medida. Se seu colchão for menor que isso, vai dar pra usar, desde que você ajuste o lençol por baixo do colchão. Mas se o colchão for mais "gordinho", não vai caber. As medidas mais comuns são essas: 
Cama de solteiro: 188cm (de altura) x 88cm (de largura)

Cama Standard, ou Casal Padrão: 188cm x 138 cm 

Cama Queen Size: 198cm x 158cm 

Cama King Size: 198cm  x 178cm 

Cama Super King Size: 195 x 205


3. Tecidos 

Os tecidos mais comuns para lençol são algodão 100% (cotton), percal, acetinado, adamascado e jacquard.
Algodão ou malha: A maioria é 100% algodão, mas se não diz na embalagem "percal", ou outra especificação, é o tipo mais simples que existe. Existe também o Pima Cotton, um algodão de fibra melhor.


Percal: A trama do percal é plana, simples, extremamente durável. Os fios são mais juntinhos, e a sensação é mais macia. No percal os desenhos ficam mais nítidos e claros. 
Algodão egípcio, ou acetinado: É o mais luxuoso e encorpado que existe no mercado. Na trama do acetinado os fios flutuam na superfície do tecido. 
Adamascados e Jacquard: A trama (desenho) do Jacquard é feita em um tear especial. É um item mais caro. Sinceramente, não acho que vale a pena - é apenas um artigo de luxo.

Pra terminar, vou deixar essa lista do enxoval básico de cama, retirado do site Casamenteiras


Enxoval básico:
  • 04 Jogos de lençóis para o dia-a-dia (fibras naturais como algodão).

  • 02 Jogos de lençóis bordados (para ocasiões especiais).

  • 02 Jogos de lençóis para visitas.

  • 02 Colchas de piquet ou crochê.

  • 02 Edredons.

  • 02 Cobertores.

  • 01 Protetor de colchão.

  • 04 Travesseiros.

  • 02 Travesseiros para visitas.

  • 04 Fronhas avulsas.


2 comentários:

  1. eu tinha muitos jogos de cama no meu enxoval, mas me apaixonei pelo toque do jogo de malha, sou viciada e minha próxima aquisição vai ser um edredon de malha da santista, tô de olho faz tempo hehe
    é o legitimo bom, bonito e barato. Fácil de lavar e sempre novindo e macio.
    bjo, ANA

    ResponderExcluir
  2. Livia, estou indo pra Miami fazer compras... quais marcas de lençol de casal você recomenda?

    ResponderExcluir