Páginas

sexta-feira, 23 de março de 2012

Como fazer seu filho estudar



A dica de hoje é para as mães desesperadas com a falta de interesse dos filhos pelos estudos! Conheço muitas mães que reclamam que os filhos não gostam de estudar... se esse é o seu caso, acredito que a primeira pergunta a ser feita é: onde seu filho estuda? Em muitas casas, as crianças acabam fazendo dever de casa na mesa de jantar, ou na escrivaninha dos pais, ou, pior ainda, na cama! Nesses locais a criança fica exposta à TV e outras tentações como brinquedos, video-game, enfim, a falta de um canto adequado de estudos pode ser estar desmotivando o seu filho na hora de estudar. Embora eu ainda não seja mãe, posso oferecer alguns conselhos do ponto de vista de filha, e como meus pais me incentivaram a gostar de estudar... através do design de interiores!

Uma das minhas primeiras memórias da fase escolar foi quando cheguei em casa com meu primeiro dever, e meu pai me sentou em uma escrivaninha no escritório, me deu alguns lápis bem apontados, uma borracha, e simplesmente virou as costas! Eu não me lembro em nenhum momento de meus pais estudando comigo, mas como eles me forneceram o material e o local adequado (lapis, borracha, e uma mesa limpa, sem distrações), com o tempo eu aprendi a estudar sozinha, e mais - aprendi a gostar disso. Com o tempo percebi como um ambiente de estudo fez diferença pra mim! Então hoje quero dar algumas dicas de como montar um canto de estudo agradável e, claro, gastando pouco dinheiro.


1. Mesa - O principal elemento de um canto de estudo é uma mesa. Pode ser uma escrivaninha, que já tenha gavetas, ou uma mesa simples, usada com um gaveteiro solto. O gaveteiro solto é muito prático para permitir novas combinações e disposição dos móveis no quarto, à medida que seu filho cresce! No lugar de uma mesa, pode ser usado apenas uma bancada, solução ainda mais barata e prática para quartos pequenos de apartamento.


2. Cadeira. A cadeira deve ser confortável, óbvio - quanto mais tempo que se conseguir passar na cadeira, mais tempo de estudo! A cadeira dessa imagem, por exemplo, não acho que convida a longas horas de leitura, o que você acha? Rs... Quanto à mesa, nessa imagem temos uma bancada acoplada à cama de solteiro, ótima solução para espaços pequenos.

3. Use e abuse de prateleiras, estantes e nichos, para acomodar os livros e cadernos. Nicho é muito barato gente! Só comprar e parafusar na parede!



 4. Por último, invista nos acessórios. Uma luminária que sirva de foco de luz à bancada é essencial, e sai por R$ 30, em média, nos grandes home centers. Também não deixe faltar o material básico: lápis, caneta, borracha, papel... Na falta de $, improvise! Latas de leite em pó e nescau, por exemplo, são ótimos porta-lápis. O importante é que tudo fique organizado. Quanto mais organizado o ambiente, mais organizadas ficam as idéias =]


Espero que aproveitem as dicas, e me mandem fotos do canto de estudo de vocês, ok? Abraços!

2 comentários:

  1. Oi Lívia,
    Excelente dicas...um local apropriado faz toda diferença sim!! Minha filhota ainda é pequena e começou fazer as primeiras provinhas agora...Costumo orientar e conduzir os estudos porquê acho ela ainda pequenininha ...rsrsrsr. Mas você está certíssima.....Oferecer suporte e mostrar os caminhos a criança desenvolve bons hábitos de estudo por si só!! Parabéns pelo excelente post.
    bjokas

    ResponderExcluir
  2. To pensando em fazer algo desse estilo para o meu filho estudar direito. Eita muleque, ele só chega em casa com nota ruim. Ele vem dizendo "mas, mas, mas...", no entanto eu digo "Mas não!! Tira o S!"

    ResponderExcluir